domingo, 27 de outubro de 2013

Europa - Les plus beaux villages de França - Portugal – Espanha - França

Almeida - Portugal

Europa

Les plus beaux villages de França
Portugal – Espanha - França

Foto Reportagem

Fotos sequencialmente obtidas num percurso turístico por "Les plus beaux villages de France" que abrangeu as regiões Francesas de Poitou-Charentes, Limousin, Auvergne, Rhône-Alpes, Franche-Comté, Bourgogne, Centre, Pays de la Loire, Bretagne, Basse-Normandie, Haute-Normandie, Íle-de-France, Picardie, Nord – Pas de Calais, Champagne-Ardene, Lorraine, Alsace, entre 6 de Junho e 3 de Agosto de 2010. PORTUGAL (Almeida) - ESPANHA (Palencia) - FRANÇA (Saint Jean de Luz).

As mais belas aldeias de França - Les Plus Beaux Villages de France - é uma associação privada francesa criada em 1982 com a finalidade de promover o turismo das pequenas comunas francesas ricas em património cultural de qualidade e que não tinha outros meios para se desenvolver turisticamente.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do percurso, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Almeida é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, região da Beira Interior e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 1 314 habitantes.

É sede de um município com 517,99 km² de área e 7 242 habitantes (2011), subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo, a leste pela Espanha, a sul pelo Sabugal e a oeste pela Guarda e por Pinhel. O actual município resulta da junção, no século XIX, de três municípios seculares: Almeida, Castelo Bom e Castelo Mendo, cujas antigas sedes são três vilas medievais fortificadas, que são hoje pólos de interesse turístico.

A vila de Almeida é conhecida pela sua fortaleza, que, com a sua forma de estrela de doze pontas, constitui um dos mais espectaculares exemplares europeus dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII. A Praça-Forte de Almeida é candidata à categoria de Património Mundial da UNESCO.

Localização

Localiza-se no distrito da Guarda, região da Beira Interior, mais concretamente num território designado Terras de Riba-Côa. O seu carácter fronteiriço é bastante notório, uma vez que toda a sua confrontação a leste é com Espanha, constituindo parte da fronteira Portugal-Espanha, mais conhecida por Raia, sendo por isso esta zona também chamada "região arraiana".

Recebeu foral de D. Dinis em 1296.

A toponímia tem tradução literal do árabe: «Terra Plana», o que faz perfeito sentido visto que o território do concelho é em grande parte zona planáltica. Atravessando o concelho de sul para norte, e sendo um dos poucos rios portugueses que corre neste sentido, o rio Côa abre um abrupto vale nessa meseta, dividindo o município em duas partes bem vincadas.

As três vilas medievais do concelho ocupam posições estratégicas na defesa deste vale- Almeida e Castelo Bom, na margem leste, e Castelo Mendo, na margem ocidental-, historicamente muito disputado e que marcou inclusivamente, até ao Tratado de Alcanizes, a fronteira entre os reinos de Portugal e de Leão.

A travessia do vale do Côa nunca foi fácil, e, durante séculos, apenas duas pontes permitiram fazê-lo: a Ponte de São Roque, entre Castelo Bom e Mido, e a Ponte Grande, principal acesso à vila de Almeida, e onde foi travada a histórica Batalha da Ponte do Côa, durante as Invasões Francesas, e que foi substituída no passado recente por um novo viaduto. No século XIX, a chegada do caminho-de-ferro levou à construção de uma nova ponte, na zona sul do concelho, posteriormente substituída no século XX. Nos anos 80, foi construído o primeiro viaduto sobre o Côa do IP5, sendo, já no século XXI, acrescentado o 2º viaduto da A25. Mais recente é a ponte de Porto de Ovelha.

Património Classificado

Monumentos Nacionais

Muralhas da Praça de Almeida (Monumento Nacional desde 3 de Fevereiro de 1928)
Castelo de Castelo Bom (Monumento Nacional desde 2 de Janeiro de 1946)
Castelo de Castelo Mendo (Monumento Nacional desde 2 de Janeiro de 1946)

Imóveis de Interesse Público

Pelourinho de Vale de Coelha (IIP desde 11 de Outubro de 1933)
Igreja de S. Miguel (Malhada Sorda- IIP desde 31 de Dezembro de 1997)
Sepulturas escavadas na rocha (Malpartida- IIP desde 31 de Dezembro de 1997)

Património em Vias de Classificação

Igreja de Leomil





Sem comentários:

Enviar um comentário