sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Europa - Les plus beaux villages de França - França (Franche-Comté)

Lods

Europa

Les plus beaux villages de França
França
(Franche-Comté)

Foto Reportagem

Fotos sequencialmente obtidas num percurso turístico por "Les plus beaux villages de France" que abrangeu as regiões Francesas de Poitou-Charentes, Limousin, Auvergne, Rhône-Alpes, Franche-Comté, Bourgogne, Centre, Pays de la Loire, Bretagne, Basse-Normandie, Haute-Normandie, Íle-de-France, Picardie, Nord – Pas de Calais, Champagne-Ardene, Lorraine, Alsace, entre 6 de Junho e 3 de Agosto de 2010.  FRANÇA (Franche-Comté).

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********
Franche-Comté 

Franche-Comté, como distinto do vizinho Ducado , é uma administrativa região e uma província tradicional do leste da França. É composto dos modernos departamentos de Doubs , Jura , Haute-Saône e Território de Belfort e tem uma população de 1.168.208 (2009).

As principais cidades são a capital Besançon , Belfort e Montbéliard (Aire Urbaine Belfort-Montbéliard-Héricourt-Delle). Outras cidades importantes são Dole (capital antes de a região foi conquistada por Luís XIV no final do século 17), Vesoul (capital de Haute-Saône), Arbois (a "capital do vinho" do Jura), e Lons-le-Saunier ( capital do Jura).

História

A região foi habitada desde o Paleolítico e foi ocupada pelos gauleses . Pouco tocado pelas migrações germânicas , era parte do território do Alemanni no século 5, então o Reino de Borgonha 457-534. Foi cristianizado através da influência de St. Columbano , que fundou vários mosteiros lá. Em 534, tornou-se parte do franco reino. Em 561 foi incluído no reino merovíngia de Borgonha, sob Guntram , o terceiro filho de Clotário I . Em 613, Clotário II reuniu o reino franco sob o seu governo, e a região permaneceu uma parte do reino de Borgonha sob os merovíngios posteriores e carolíngios.

O nome de Franche-Comté não apareceu oficialmente até 1366. Ele tinha sido um território do Condado de Borgonha de 888, a província tornar-se sujeito ao Sacro Império Romano em 1034. Foi definitivamente separada da vizinha Ducado de Borgonha aquando da constituição para a França deste último em 1477. Naquele ano, na batalha de Nancy durante a Guerra da Borgonha , o último duque Carlos, o Temerário foi morto em batalha. Foi incorporada nos territórios do Habsburgo monarquia com o casamento de Maria de Borgonha com Maximiliano I . O território foi herdado por Filipe II de Espanha , a partir de seu pai, o imperador Charles V . Franche-Comté foi capturado pela França em 1668, mas retornou em o Tratado de Aix-la-Chapelle . Foi conquistada uma segunda vez em 1674, e foi finalmente cedida à França no Tratado de Nijmegen (1678). Enclaves como Montbéliard permaneceu fora do controle francês.

Franche-Comté foi uma das últimas partes da França a ter servidão . Em 1784, metade da população eram servos, 400.000 de 1 milhão de servos franceses. Os proprietários de terras levaram 1/12 do preço de venda, se um servo ( mainmortable ) queria vender-se. Os servos não eram obrigados a permanecer na terra, mas o senhor poderia reivindicar droit de suite , através do qual um camponês que morreu longe de sua realização deixou para o senhor, mesmo que tivesse herdeiros. Louis XVI emitiu um decreto proibindo essas práticas em 08 de agosto de 1779, mas o Parlamento de Besançon bloqueou este até 1787.

A população da região caiu em um quinto 1851-1946, refletindo o baixo crescimento natural de França e migração para regiões mais urbanizadas do país. A maior parte da queda ocorreu em Haute-Saône e Jura, que permanecem entre as áreas mais dependentes da agricultura do país.

Descrição

Esta região fronteiras da Suíça e partes muito de sua arquitetura, gastronomia e cultura com o seu vizinho. Entre o intervalo de Vosges de montanhas ao norte e faixa Jura ("floresta" gaulesa significado da palavra) para o sul, a paisagem é constituída de rolar campos cultivados, densa floresta de pinheiros e muralhas como montanhas. Não é tão majestosa como os Alpes, as montanhas Jura são mais acessíveis e são a primeira área de esqui cross-country da França. É também um excelente lugar para caminhar, e há algumas trilhas naturais finas nas encostas mais suaves. Os Doubs e vales Loue, com suas casas de madeira empoleiradas sobre palafitas no rio, e do alto vale de Ain, são áreas muito populares. O Région des Lacs é uma terra de desfiladeiros e cachoeiras pontilhada com pequenos vilarejos, cada um com um campanário cúpula decorada com mosaico de azulejos ou ardósias ou batido de metal. Os lagos são perfeitos para nadar nos meses mais quentes. As cúpulas de Haute Jura tem uma vista maravilhosa sobre Lac Léman (Lago Genebra) e para os Alpes.

Quarenta por cento do PIB da região é dependente de atividades de fabricação e maior parte de sua produção é exportada. Construção de automóveis e suas partes é uma das indústrias mais dinamismo aqui. Exploração florestal está em constante crescimento, e 38% da agricultura é de leite e 17% a pecuária. A região tem uma grande e lucrativa indústria de fabricação de queijos, com 40 milhões de toneladas de queijo produzido aqui todos os anos, muito do que é feito por fruitières (queijarias tradicionais de Franche-Comté).

Língua

Entre as línguas regionais da França o termo Countian Livre refere-se a dois dialetos de duas línguas diferentes. Livre Countian é o nome de ambos no dialeto de Langue d'óleo falado por pessoas na parte norte da região e o dialeto de Arpitan faladas em sua parte sul, desde tão cedo quanto o século 13 (do sul de dois terços do Jura e o terceiro sul Doubs). Ambos são reconhecidos como línguas da França .

Produtos típicos regionais

Vinho: Vin jaune



Sem comentários:

Enviar um comentário