domingo, 3 de novembro de 2013

Europa - Les plus beaux villages de França - França (Centre)

Apremont-sur-Allier

Europa

Les plus beaux villages de França
França
(Centre)

Foto Reportagem

Fotos sequencialmente obtidas num percurso turístico por "Les plus beaux villages de France" que abrangeu as regiões Francesas de Poitou-Charentes, Limousin, Auvergne, Rhône-Alpes, Franche-Comté, Bourgogne, Centre, Pays de la Loire, Bretagne, Basse-Normandie, Haute-Normandie, Íle-de-France, Picardie, Nord – Pas de Calais, Champagne-Ardene, Lorraine, Alsace, entre 6 de Junho e 3 de Agosto de 2010.  FRANÇA (Centre).

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Centre

O Centre é uma região francesa , que consiste em seis departamentos  : a Cher , o Eure-et-Loir , o Indre , o Indre-et-Loire , a Loir-et-Cher e Loiret .

História
.
.
Historicamente, os departamentos do Centre eram geralmente feita a partir de três províncias históricas:

- Berry (Cher e Indre )

Eles vieram no início do domínio real ( Orleans , que com Paris , formaram o núcleo original nesta área), a formação de que contribuiu muito: os castelos do Loire - deGien em Chinon , no através de Chambord , Blois , Chenonceau , Azay-le-Rideau , La Ferté-Saint-Aubin ... refletir uma herança comum.


Controvérsia identidade

Centro histórico é marcado por questões de identidade. Trata-se na verdade de províncias anteriormente opostas (Berry - Touraine ), identidades heterogêneas e forte.

Essas oposições e diferenças teve um impacto principalmente sobre a escolha da capital regional , e, em seguida, clique no nome da região.

A capital foi atribuída a Orleans em 1964, apesar de Tours ser mais povoada. A razão para isso pode ser explicado por uma rivalidade tão complicado entre Jean Royer e Michel Debré , ambos ministros gaullistas , respectivamente prefeitos das duas cidades de Tours e da Touraine Amboise . Também se deve a Debré ter influenciado a escolha de Orleans, após seu fracasso pessoal nas eleições de 1962 em Indre-et-Loire. Esta escolha aumentou as tensões entre estas duas cidades.

Nomeado "Região Central" em 1956 pelos serviços do Ministério do Interior, o nome da região também causou polêmica. Se o nome tinha a vantagem de não apresentar uma província particular, não era uma identidade e era ambígua dado que a região não é no centro da França. Em 1990 , os políticos regionais aspiram a mudar o nome para encontrar um mais sugestivo na França e no exterior. Existem quatro opções: "Val de France", "Val de Loire", "  Heart of France "Centre-Val-de-Loire" e No outono de 1994 , a votação elegeu o nome "Centre-Val-de-Loire» , mas enfrentam a lei, que estabelece que para uma mudança de nome, a região deve ter o acordo das outras regiões. O presidente da Pays de la Loire requer a proteção do rótulo " Loire" A

Agora, a coabitação nesta região é pacífica, as rivalidades caíram, universidades de Orleans e Tours em conjunto para criar o mesmo PRES Centre - Loire Valley University .

No entanto, a reforma do governo local e em particular a questão da adesão da Loire-Atlantique, na Bretanha envolvem a reconstrução do Grande Oeste e para a criação de uma zona de possível "Val de Loire", que se encontram em região central , o Anjou e Maine.

Ambiente

O território do Centro inclui três parques regionais  : o Brenne , Loire-Anjou-Touraine e Perche . Além das imagens de grandes áreas de trigo, o Centro tem uma variedade de paisagens e ambientes naturais: florestas, lagos, prados calcários secos, brejos, pântanos, e do Loire e seus restingos e florestas aluviais.

Quase um milhão de hectares é coberto por florestas e outros bosques, principalmente de florestas de Orleans, o Sologne e no leste da floresta de Perche. As florestas são na grande maioria privada (85%). A justaposição dos ambientes abertos e fechados promove elevada biodiversidade, a partir de grandes mamíferos, como o veado, o javali , os pássaros da floresta, como o bacurau , o pica-pau preto e o pica-pau de cabeça grisalha.

Além disso, a região engloba mais de 5% das zonas húmidas conhecidas no país concentrada principalmente Brenne com seus 1.300 lagos e Sologne com seus três mil lagos. Estas zonas húmidas são o lar de uma grande diversidade de insetos e são um recurso importante para muitas espécies das cinco classes de vertebrados. Durante a década passada, mais do que 10% dos pântanos e turfa, no entanto, desapareceu.

Os trabalhos de engenharia fluvial atrapalham a dinâmica do rio, com uma perda de zonas húmidas para a frente e vales fluviais. As áreas de extração de inertes têm aumentado, por exemplo, 30% em dez anos (16% a nível nacional). Esta perda resulta na redução da biodiversidade na região. As populações de peixes reflete a degradação do ambiente aquático e são principalmente (61%) perturbado ou degradado.

A região abriga a maior floresta na França, a floresta de Orléans que se estende por 35 mil hectares ao norte do Loire e Orleans. A floresta abriga desde 1980 o assentamento Osprey , marcando o retorno do raptor na França, depois de décadas de declínio  . Desapareceu da região metropolitana durante o xix º  século, raptor encontrado um último refúgio na Córsega, onde viveu apenas três casais, em 1974.

Monumentos 

A Catedral de Chartres , uma das maiores catedrais da França, conhecida pela sua vitrais e Gothic nave foi construída no início do  século xiii   e declarado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1979. A Cathédrale Saint-Étienne de Bourges está também listada desde dezembro de 1992, relativa à lista de Património Mundial Unesco . Estes d ' Orléanse Tours são outros exemplos de arte gótica.

No final da Idade Média, o Renascimento transformou a arquitetura, os castelos do Loire como a tendência da arte, especialmente o Château de Chambord, o maior deles. Construído entre 1515 e 1521 o castelo de Chenonceau, é um dos edifícios mais antigos da Loire. Ele era famoso por suas férias durante o século XVI  . "Mulheres de Chenonceau", seu povo por muito tempo, são bem conhecidos: Catherine de Medici e Diane de Poitiers  respectivamente a esposa e favorita de Henrique II ). 




Sem comentários:

Enviar um comentário