sábado, 9 de novembro de 2013

Europa - Les plus beaux villages de França - França (Picardie)

Amiens

Europa

Les plus beaux villages de França
França
(Picardie)

Foto Reportagem

Fotos sequencialmente obtidas num percurso turístico por "Les plus beaux villages de France" que abrangeu as regiões Francesas de Poitou-Charentes, Limousin, Auvergne, Rhône-Alpes, Franche-Comté, Bourgogne, Centre, Pays de la Loire, Bretagne, Basse-Normandie, Haute-Normandie, Íle-de-France, Picardie, Nord – Pas de Calais, Champagne-Ardene, Lorraine, Alsace, entre 6 de Junho e 3 de Agosto de 2010.  FRANÇA (Picardie).

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Picardie

A Picardia (em francês: Picardie) é uma das 26 regiões administrativas de França. Situada no norte do país, compreende três departamentos: Aisne, Oise e Somme.

Os limites da antiga Picardia não correspondem àqueles dos três departamentos que compõem a região atual. Somente a maior parte do departamento de Somme, o noroeste de Oise e o norte de Aisne correspondem à região histórica.

Fatos históricos

Foi integrada à Gália Belga na época romana, mais tarde foi dominada por diversos nobres feudais. No século XII se criaram diversas comunas e Filipe II de França a divide em 1185 em dois distritos administrativos, Amiens e Vermandois, aos quais vai progresivamente integrando a seus dominios. Disputada pela França a Inglaterra durante a Guerra dos Cem Anos, a França acaba cedendo uma parte ao Ducado de Borgonha (tratado de Arras, 1435; ratificado pelo de Conflans, 1465); mas com a morte deCarlos I de Borgonha (1477) e o segundo tratado de Arras (1482) — entre Luís XI de França e Maximiliano I da Austria — incorporam o país à coroa francesa.

Depois do tratado de Madrid (1526) acaba como território fronteriço entre França e os Países Baixos. Em 1557, Filipe II de Espanha derrota os franceses, conquistando o território na Batalha de San Quintín, mas o tratado de Cateau-Cambrésis (1559) devolve a França os territórios ocupados. Foi cenário da guerra entre França e Espanha e, em 1654 passou a ser definitivamente da França.

Nessa região, também foi assinado o Tratado de Amiens, que celebrou a paz entre a Inglaterra e o Império Napoleônico.

Durante a Primeira Guerra Mundial, uma ofensiva franco-britânica conseguiu avançar 15 quilômetros em um único dia, em 8 de agosto de 1918, sem grandes dificuldades. Aproximadamente 30 mil soldados alemães se renderam sem dar um único tiro. Em pânico e atordoados, imploravam pelo fim da guerra.

Personalidades ilustres

João Calvino nasceu em Noyon, na Picardia.





Sem comentários:

Enviar um comentário