quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A máscara caiu



A MÁSCARA CAIU

("Não adianta explicar quando o outro está decidido a não entender")


Por que é que a verdade gera ódio?
 Por que é que os homens têm como inimigo aquele que prega a verdade, se amam a vida feliz que é mais que a alegria vinda da verdade?
Talvez por amarem de tal modo a verdade que todos os que amam outra coisa querem que o que amam seja verdade. Como não querem ser enganados, não se querem convencer que estão em erro.”
Santo Agostinho


Viver em democracia é difícil, principalmente quando se não aceitam outras opiniões, se tem comportamentos sectários e se não se usam os métodos censórios e repressores do antigamente pode dever-se a se não ter poder para tal.

Já por duas vezes (em anos distintos) os donos do CampingCar me "ameaçaram" de bloquear as minhas intervenções perante, digo eu, as mais variadas e imaginárias malfeitorias que tive a ousadia de escrever.

Pois agora é que foi! Os donos do CampingCar bloquearam o Papa Léguas por uma semana  “(…) para que reflita e adeque a sua postura e modo de atuação a este fórum (…).

Os pretextos, quanto a mim, dos donos do CampingCar sintetizam-se na afirmação que (…) evitamos que aqui sejam feitas (no CampingCar) referências depreciativas em relação a instituições (…) referindo-se, obviamente para mim, às críticas comprovadas  à FPA e chegando ao ponto de terem procedimentos intelectualmente desonestos ao darem a entender que os factos que apresento não são verdadeiros, por serem analisados à luz de uma opinião e interpretação pessoal. Evidentemente que são analisados à luz da minha opinião pessoal e os factos são verdadeiros (por muito que custe aos donos do CampingCar admiti-lo) e as interpretações são legitimas e só a mim responsabilizam.

O mais recente e absurdo pretexto é a acusação de que não respondo às questões que me são colocadas relativamente aos documentos que escrevo. E esta acusação até tem fundamento. Efectivamente, só respondo, em princípio, às questões que me são colocadas ao nível das ideias quando avalio que quem as faz tem a intenção de as equacionar de forma que considero intelectualmente honesta, com o objectivo de entender (não é concordar) a mensagem que está a ser passada. Quando tenho dúvidas se da parte de um qualquer meu interlocutor existe boa-fé, “desligo”. Por isso, alguns têm uma resposta; outros apenas o silêncio. Não dou importância a “intelectuais” que me parece querem apenas “brincar” com as palavras e também porque não adianta explicar quando o outro está decidido a não entender.

Na realidade, o que pressuponho ser o obectivo principal dos donos do CampingCar é que não sejam questionadas as teorias que defendem e que não têm tido aplicação prática. Mas, os donos do CampingCar estão a ir mais longe para impedir a divulgação de uma política autocaravanista distinta da que defendem e usam a técnica estafada de interpretar transcrições de trechos de documentos que divulgo ou, até, esquecendo que existem outros documentos complementares que justificam e comprovam afirmações feitas.

A comportamento "isento" dos donos do CampingCar é desmascarado quando as afirmações para justificar as suas posições resultam num subtil ataque crítico à Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, colocando a sua mão protectora nos autocaravanistas “puros” e ignorando que o que a FPA preconiza (e está escrito) é a discriminação negativa das autocaravanas relativamente aos veículos de igual gabarito.

Por muita argumentação que seja aduzida, evidenciando o secundário para esconder o principal, o que está em causa é o apoio envergonhado que os donos do CampingCar dão à FPA e às teorias redutoras que tem sobre o autocaravanismo, não admitindo e censurando todas as críticas à FPA e aos autocaravanistas “puros”, para o que usam pretextos.

Muitas vezes me pergunto se os donos do CampingCar não tivessem sido “corridos” de uma lista concorrente à Direcção do então Clube Português de Autocaravanas (CPA), em 2005, (ver AQUI) qual teria sido o futuro dessa associação? Os autocaravanistas sócios do CPA que se revissem no Campismo já teriam sido expulsos? O CPA com mais de 1000 associados estaria agora refém de uma Federação em que os actuais 3 filiados (com menos de uns 400 sócios) imporiam a sua vontade minoritária? Há males que vêm por bem!

Neste momento só resta aos donos do CampingCar providenciarem para que o bloqueio de uma semana ao Papa Léguas, que de forma arbitrária e facciosa impuseram, num acto censório impróprio de democratas, se transforme numa definitiva expulsão. Se assim não fizerem, assumindo claramente a sua posição de donos, ficam desde já informados que dentro de uma semana estarei de novo colocando no CampingCar opiniões sobre autocaravanismo entendido como uma modalidade com diferentes vertentes.

Ausente por uns 4 anos do CampingCar (e não só), por vontade própria, durante o tempo em que exerci funções directivas numa associação e por entender que eticamente não devia comentar o quer que seja que pudesse confundir as minhas funções de dirigente com as minhas análises pessoais, julguei que as mentalidades sectárias e antidemocráticas estivessem, pelo menos, atenuadas no seio dos autocaravanistas. Enganei-me. (1) Infelizmente!

Os donos do CampingCar deixaram cair, naquele espaço, a máscara dos comportamentos isentos e democráticos. É pena!


"A verdade, tal qual o mérito, atrai o ódio dos contemporâneos."
                    Voltaire


(1) NOTA: (Que faz a diferença)

Quero aqui deixar uma nota positiva que considero insuspeita relativamente ao Grupo “Catrineta – Portal do Autocaravanismo.”

Em 30 de setembro de 2014, aquando deste Grupo ter atingido 4000 membros, escrevi (ver AQUI) o seguinte:

Não obstante não ser despiciente um “grupo” no Facebook ter 4000 membros não é, para mim (obviamente), o factor mais importante.

O mais importante é que a administração deste “grupo” não tem exercido (que eu saiba ou me tenha apercebido) qualquer espécie de censura ou pressão sobre os autores dos postes aqui colocados, permitindo o contraditório e a livre expressão do pensamento. Inclusive, questões aqui colocadas que se não relacionam diretamente com o autocaravanismo, mas que podem interessar aos autocaravanistas enquanto cidadãos, têm sido (e bem) permitidas.

Contudo, este posicionamento (que só dignifica a administração do “grupo”) não tem tido a correspondência que se justificava, através de uma intervenção activa de uma significativa quantidade de membros. Na realidade as intervenções são quase sempre dos mesmos.

Em qualquer circunstância “Catrineta – Portal do Autocaravanismo” está de parabéns.


São exemplos destes que ainda me fazem ter esperança nos comportamentos civilizados e democráticos e na compreensão (mesmo que os consensos não sejam possíveis) entre pessoas com pontos de vista diferentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário